Hérnia Umbilical
A hérnia umbilical é uma falha da musculatura localizada na região umbilical, a condição é muito comum em bebês e crianças, chegando a atingir de 10% a 20% de todas as crianças, e normalmente tem origem congênita. A incidência aumenta devido à genética, bebês prematuros e com baixo peso ao nascer.
A condição é caracterizada pelo aparecimento de uma protuberância ou inchaço na região do umbigo. Na fase gestacional o cordão umbilical fica ligado ao bebê por meio de uma abertura pequena no abdômen que, normalmente, se fecha antes do nascimento. No entanto, quando os músculos não se unem completamente, fechando essa abertura, dá-se uma fraqueza na parede intestinal que pode gerar a hérnia umbilical.
Sintomas e Diagnósticos da Hérnia Umbilical
A hérnia umbilical na maioria dos casos não provoca dor, o sinal predominante é uma protuberância que aparece na região abdominal, que pode variar entre o tamanho de uma ervilha e o de uma pequena ameixa, e que pode ser identificada pela aparência estufada do umbigo e aumento da saliência no abdômen que aparece em momentos rotineiros como quando o bebê chora ou se esforça para evacuar.
O diagnóstico da hérnia umbilical em criança é simples e baseado na história clínica e exame físico, no qual o médico observa a aparência do umbigo e apalpa a região abdominal, dispensando a realização de exames por imagem.
Tratamento da Hérnia Umbilical
Geralmente, as hérnias umbilicais se fecham sozinhas, até os dois anos de idade, período em que pode se completar a cicatrização do cordão umbilical. Por este motivo, é indicado aguardar esse intervalo para a definição do melhor tratamento.
No entanto, quando a hérnia atinge mais de 2 cm ou permanece após esse período, a cirurgia para tratamento da hérnia umbilical é indicada.
A cirurgia é feita por meio de uma pequena incisão na região umbilical, na sequência o cirurgião empurra a hérnia para dentro do abdômen e fecha a parede abdominal com pontos.
A anestesia utilizada é a geral, e um bloqueio anestésico local com duração de algumas horas após a criança estar acordada para não sentir nenhuma dor.
Em casos extremamente raros, como de hérnia estrangulada, que é quando o intestino fica preso na abertura e pode interromper a circulação para o órgão, o que representa risco a vida, pois pode causar infecção intestinal e morte de tecidos, a cirurgia deve ser feita imediatamente.
Um mito muito disseminado é o de colocar uma moeda ou faixa no umbigo do bebê para auxiliar na cura de hérnias umbilicais. Porém, a prática deve ser evitada, pois, o objeto pode irritar a pele sensível do bebê e causar ferimentos no local, pela pressão.
Qualquer suspeita de hérnia umbilical deve ser investigada por um médico especializado para o diagnóstico e tratamento adequados, converse com o Pediatra e busque orientação de um Cirurgião Pediátrico.
Agende uma consulte e assegure a saúde do seu bebê.
Diagnósticos
Sobre qual diagnóstico você quer aprender hoje?
Tratamentos
Sobre qual tratamento você busca mais informações?
Hospitais de Atuação
Ficou com alguma dúvida?
Clique no botão “Estou com Dúvidas” e me envie um e-mail para que eu possa te ajudar!
Agende já sua consulta!
Deixe-nos oferecer o melhor cuidado para quem você ama. Podemos te ajudar.