Skip to content

Fimose

Uma das primeiras preocupações das mamães quando estão grávidas de meninos, é saber se o bebê tem fimose. E se confirmado, saber se vai necessitar de cirurgia pediátrica infantil. Porém, antes de tudo é importante esclarecer o que é a fimose.

Fimose é caracterizada pela dificuldade, ou mesmo o impedimento de expor a glande (“cabeça” do pênis) porque o prepúcio (“pele” que cobre a glande) possui um anel muito estreito.

Nos primeiros anos de vida é normal o prepúcio (pele) estar colada na glande (cabeça), aos 6 meses de idade apenas 20 % dos meninos conseguem expor completamente a glande, mas aos 3 anos essa taxa sobe para quase 90 %.

Sintomas e Diagnósticos da Fimose

Existem dois tipos de fimose: a primária (ou fisiológica) e a secundária (ou patológica). A que acontece nos primeiros anos de vida é considerada fisiológica, é uma condição transitória que geralmente se resolve de forma espontânea. A fimose secundária acontece quando, mesmo com o passar do tempo, o menino permanece incapaz de realizar esse ato.

Apenas o médico pediatra poderá confirmar o diagnóstico, e se preciso encaminhar para o cirurgião pediatra urológico.

Principais sintomas da fimose:

  • Incapacidade de expor a glande.
  • Inchaço.
  • Assaduras e cicatrizes nos genitais.
  • Dificuldade ao urinar.
  • Sangramento.
  • Infecções de repetição do prepúcio.
  • Secreções com mau cheiro.

Tratamento da Fimose

A cirurgia é chamada de postectomia, mas é mais conhecida por circuncisão.

Na infância e adolescência, é preferível a anestesia geral, precedido pelo uso de um sedativo e analgésico para trazer mais tranquilidade ao paciente, porém a cirurgia é um processo rápido e simples.

Na cirurgia, será retirado o prepúcio ou são feitos cortes para permitir que a glande seja exposta. O ideal é realizá-la antes da adolescência, por volta dos 7 – 10 anos de idade.

O processo pode ser realizado em ambulatório, com alta no mesmo dia na maioria dos casos. A criança fica apenas um curativo, que pode ser retirado em um ou dois dias. Os pais apenas acompanham com a correta higienização do local.

Tratamento-da-Fimose-Dr-Antonio-Heinisch-Cirurgiao-Pediatrico

Importante

Existem casos que os pais ficam preocupados com o “acolamento” normal entre a glande e o prepúcio, e aplicam massagens, empurrando a pele, a prática causa pequenos traumatismos, que ao cicatrizarem podem levar ao estreitamento da abertura do prepúcio, gerando uma verdadeira fimose. Os exercícios também podem causar inflamação do local, dor, sangramentos e até traumas psicológicos na criança.

Por isso é importante buscar orientação profissional diante de algum sintoma ou suspeita de fimose. Para mais informações nos envie uma mensagem ou agende uma consulta.

Diagnósticos

Sobre qual diagnóstico você quer aprender hoje?

Tratamentos

Sobre qual tratamento você busca mais informações?

Hospitais de Atuação

Ficou com alguma dúvida?

Clique no botão “Estou com Dúvidas” e me envie um e-mail para que eu possa te ajudar!

Agende já sua consulta!

Deixe-nos oferecer o melhor cuidado para quem você ama. Podemos te ajudar.

Agende já sua consulta!

Agende já sua consulta!

Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas e realizar o agendamento de sua consulta.
//
Clínica Allegra
Disponível
//
Cenepe Consultório
Disponível