Cirurgia Pediátrica
Nossos pequenos possuem uma anatomia e fisiologia diferente dos adultos, pois estão em desenvolvimento, desse modo altera-se a evolução das doenças em cada faixa etária necessitando cuidados específicos oferecidos pelo médico pediatra e cirurgião pediatra.
O tratamento deve ser o mais adequado e detalhado a cada paciente, possibilitando o melhor resultado com o menor trauma residual.
Diversas alterações podem fazer parte de quadros clínicos graves ou sindrômicos que apresentam evolução mais favorável quanto mais precoce são identificados.
A cirurgia pediátrica é considerada a cirurgia geral da criança, empregada para o tratamento cirúrgico de doenças congênitas, genéticas ou adquiridas.
A Deficiência Congênita é aquela que existe no indivíduo ao nascer, ou até antes do nascimento, na fase intrauterina. Já a Deficiência Adquirida, ocorre após o nascimento, em virtude de infecções, traumatismos, intoxicações, por exemplo.
O termo ‘congênito’ não é sinônimo de ‘hereditário’. Uma afecção congênita não é necessariamente de origem genética. Já uma afecção hereditária é frequentemente congênita. Existem crianças que apresentam distúrbios funcionais e de amadurecimento que podem variar de acordo com a faixa etária, alterações fisiológicas e de desenvolvimento.
Por isso, a cirurgia pediátrica é uma especialidade com área de atuação abrangente e dinâmica, envolvendo vários sistemas orgânicos (digestório, vascular, respiratório, geniturinário, tegumentar e musculoesquelético). O seu escopo inicia desde a vida fetal do paciente (pré-natal), e vai até o fim da puberdade (adolescência).
Diagnósticos
Sobre qual diagnóstico você quer aprender hoje?
Tratamentos
Sobre qual tratamento você busca mais informações?
Hospitais de Atuação
Agende já sua consulta!
Deixe-nos oferecer o melhor cuidado para quem você ama. Podemos te ajudar.


