Skip to content

Hidronefrose

A hidronefrose consiste na dilatação do rim ou de seu sistema coletor.  Pode ser a consequência de um bloqueio em algum ponto do trato urinário, o que impede a drenagem correta da urina que se acumula, causando a dilatação. Pode ainda ocorrer como resultado do retorno anormal de urina da bexiga em direção ao rim, o que chamamos de refluxo vesicoureteral.

A disfunção pode variar de leve até severa, conforme o tamanho da dilatação. A hidronefrose é relativamente comum nos bebês, e pode ser congênita (hidronefrose fetal) ou adquirida, casos menos frequentes. Entre 1 a 5% de todas as gestações manifestam no decorrer do desenvolvimento do feto dilatação do rim. O distúrbio não tem relação com ações da mamãe durante a gravidez, nem é hereditário.

Sintomas e Diagnósticos da Hidronefrose

Nas crianças, a dilatação do trato urinário pode facilmente ser diagnosticada ainda na fase intrauterina, por meio da ultrassonografia pré-natal (US). Após o nascimento da criança, deve ser efetuada uma ultrassonografia das vias urinárias para confirmar e averiguar o grau da hidronefrose. A função dos rins pode ser avaliada através de um exame chamado cintilografia, que pode ainda indicar a existência de cicatrizes nos rins, que são a consequência de infecções sofridas pelo bebê.

Os sintomas da hidronefrose variam entre os pacientes. Nos casos leves geralmente a criança não demonstra qualquer sintoma, os rins são levemente atingidos, podendo a disfunção sumir no primeiro ano de vida.

Já em conotação mais grave os sintomas abaixo podem ocorrer:

  • Infecção de urina.
  • Sangue na urina.
  • Dores abdominal e lombar.
  • Protuberância abdominal.

Esses sintomas estão relacionados ao bloqueio da passagem de urina, que causa dilatação.

Tratamento da Hidronefrose

A conduta na dilatação do trato urinário em crianças pode variar desde apenas o acompanhamento clínico da criança com exames de imagem regulares, passando por uso de medicamentos, ou até a realização de cirurgia.

Logo após o nascimento, os casos de dilatações maiores podem causar infecção urinária e danos ao rim, necessitando de tratamento rápido, evitando assim a perda do funcionamento normal do rim.

Nesse momento, é aconselhável a avaliação de um cirurgião urológico pediátrico, drenagens emergenciais da urina podem ser necessárias e tratamento cirúrgico que consistirá na desobstrução da via urinária.

Necessita de maiores informações sobre a cirurgia de hidronefrose infantil? Ligue agora e agenda uma consulta.

Diagnósticos

Sobre qual diagnóstico você quer aprender hoje?

Tratamentos

Sobre qual tratamento você busca mais informações?

Hospitais de Atuação

Ficou com alguma dúvida?

Clique no botão “Estou com Dúvidas” e me envie um e-mail para que eu possa te ajudar!

Agende já sua consulta!

Deixe-nos oferecer o melhor cuidado para quem você ama. Podemos te ajudar.

Agende já sua consulta!

Agende já sua consulta!

Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas e realizar o agendamento de sua consulta.
//
Clínica Allegra
Disponível
//
Cenepe Consultório
Disponível